Páginas

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Necessidade de restaurante universitário


Os direitos que os alunos têm sobre o Restaurante Universitário passam despercebidos, pois esse projeto já poderia ter sido implantado desde a existência do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ).
O Restaurante Universitário (RU) é um projeto das Universidades Federais e demais Universidades, visando às necessidades dos universitários e professores. Em Parintins esse projeto está em andamento no (ICSEZ).
Segundo o coordenador administrativo da Ufam, Valcemir da Rocha, o projeto já está em execução, e passou por processo de licitação durante seis meses. A resposta da empresa contratada será dada na próxima semana, depois de ouvida as propostas.
O custo da refeição possivelmente será o padrão de outras Universidades, R$1.25, gerando uma economia significativa ao bolso dos estudantes. Estimam-se novas condições possíveis que facilite a vida dos acadêmicos, dentro e fora da universidade.
No campus de Parintins, esse projeto está em movimento.  Passando pelo processo de licitação de empresas concorrendo para atender as necessidades dos que fazem uso da instituição. Os coordenadores desse projeto afirmam que aguardam as apresentações de propostas da melhor empresa para atender a demanda.
O restaurante funcionará na cantina do próprio (ICSEZ).  Atenderá as necessidades dos acadêmicos, pois muitos não são de Parintins e se submetem a várias dificuldades, como: pagar aluguel, água, luz, alimentação,entre outros. Sendo assim, com o funcionamento do mesmo, não precisarão se deslocar da universidade para fazerem refeições.
Com tudo, esse recurso já deveria estar desde o princípio, inserido no projeto de construção do prédio da Universidade. Em meio a tantas greves, os alunos deveriam reivindicar seus direitos em forma de mobilização, buscando respostas não só da Universidade em si, mas do Governo Federal.
O beneficio será do acadêmico, que poderá ficar na faculdade por mais tempo durante o dia. A participação dos universitários aliado a sua força de vontade voltada para a resolução desse problema, será fundamental para que no futuro, sua credibilidade frente a outros assuntos voltados para o melhoramento do sistema educacional do (ICSEZ), não possa ser contestada. Além disso, o funcionamento desse restaurante poderia estar gerando emprego.
Implantada em Parintins desde 2005, a Universidade deve agir o quanto antes para implantar este restaurante, não apenas por que se trata de um direito dos acadêmicos, mas também beneficiará todos que trabalham no ICSEZ.


Grupo 04: Evailza Pantoja, Glenda Garcia, Luana Muniz, Naiara Guimarães, Maria Cristina Monteiro, Silvia Pinto, Tatyane Pontes e Werison.

Nenhum comentário:

Postar um comentário