Uma das maiores
dificuldades enfrentadas entre os cidadãos parintinenses, sem dúvida, trata-se
do mal atendimento realizado nas agências bancárias locais (Bradesco, Banco do Brasil,
Banco da Amazônia, Itaú e Caixa Econômica Federal), porém, depois de constatar
melhor essa realidade, nota-se que não é um problema tão simples de se
resolver.
Mesmo
com todos os direitos garantidos ao cidadão no dia a dia, através do Procon (Órgão
de Proteção e Defesa do Consumidor), dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário,
ainda assim muita coisa deixa de ser cumprida. No modo do qual as leis são
criadas, para garantir melhorias e benefícios ao cidadão, dificilmente abrange
a realidade em que ele vive, ocasionando conflitos, descasos e violando exatamente
o que poderia ser evitado.
A
Lei municipal da Fila dos Bancos foi criada pelo vereador Juscelino Melo Manso em
2005, com intuito de alterar todo o incômodo gerado pelo excesso de espera. Desde
essa época pouco mudou em relação ao atendimento demorado nas agências, gerando
longas filas e várias reclamações entre os clientes.
Uma
das alternativas oferecidas pelos bancos para saciar da melhor forma o grande
fluxo de pessoas, são os Pontos Expressos capazes de atender a maioria das solicitações
dos clientes, localizados em diversos pontos da cidade. Mesmo assim, serviços simples
como aberturas de contas e pagamentos de boletos que poderiam ser efetuados
tranquilamente nestes estabelecimentos não são procurados, o que acaba
sobrecarregando as agências bancárias.
Em
2012 foi realizado um requerimento da Câmara Municipal de Parintins ao
Ministério Público do Estado do Amazonas, solicitando que a Lei da Fila dos Bancos
fosse cumprida. Entretanto, a dificuldade encontrada em fiscalizar e fazê-la
cumprir é justamente no impasse entre Ministério Público e Poder Executivo que
até hoje não entraram em consenso.
Sendo
assim, mesmo as indenizações, multas, reclamações e processos jurídicos, não
serão suficientes para sanar a dificuldade no atendimento ideal, pois além da
Lei não entrar em vigor, a estrutura física das agências não é capaz de suprir
a necessidade e demanda da população, pois, mesmo que haja mais atendentes nos
guichês, ainda assim manteria a lentidão nas filas.
Dessa
forma é indicado que tenha mais divulgação das informações sobre os outros
Pontos Expressos locais para que assim além da população tomar o devido
conhecimento e de fato usufruir um atendimento eficaz e rápido fora das
agências bancárias.
Então,
não é indicado apenas esperar que o problema da demora no atendimento se
resolva por si só. Atitudes de procurar outros locais que sirvam os mesmos
serviços das agências é indicado, no intuito de agilizar e diminuir a espera
nas filas tendo em vista que os bancos não possuem capacidade suficiente para
atender a demanda de pico dos clientes.
Equipe 02
Equipe 02
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