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sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Espera nas agências bancárias: como amenizar?


            Uma das maiores dificuldades enfrentadas entre os cidadãos parintinenses, sem dúvida, trata-se do mal atendimento realizado nas agências bancárias locais (Bradesco, Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Itaú e Caixa Econômica Federal), porém, depois de constatar melhor essa realidade, nota-se que não é um problema tão simples de se resolver.
            Mesmo com todos os direitos garantidos ao cidadão no dia a dia, através do Procon (Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor), dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, ainda assim muita coisa deixa de ser cumprida. No modo do qual as leis são criadas, para garantir melhorias e benefícios ao cidadão, dificilmente abrange a realidade em que ele vive, ocasionando conflitos, descasos e violando exatamente o que poderia ser evitado.
            A Lei municipal da Fila dos Bancos foi criada pelo vereador Juscelino Melo Manso em 2005, com intuito de alterar todo o incômodo gerado pelo excesso de espera. Desde essa época pouco mudou em relação ao atendimento demorado nas agências, gerando longas filas e várias reclamações entre os clientes.
            Uma das alternativas oferecidas pelos bancos para saciar da melhor forma o grande fluxo de pessoas, são os Pontos Expressos capazes de atender a maioria das solicitações dos clientes, localizados em diversos pontos da cidade. Mesmo assim, serviços simples como aberturas de contas e pagamentos de boletos que poderiam ser efetuados tranquilamente nestes estabelecimentos não são procurados, o que acaba sobrecarregando as agências bancárias.
            Em 2012 foi realizado um requerimento da Câmara Municipal de Parintins ao Ministério Público do Estado do Amazonas, solicitando que a Lei da Fila dos Bancos fosse cumprida. Entretanto, a dificuldade encontrada em fiscalizar e fazê-la cumprir é justamente no impasse entre Ministério Público e Poder Executivo que até hoje não entraram em consenso.
            Sendo assim, mesmo as indenizações, multas, reclamações e processos jurídicos, não serão suficientes para sanar a dificuldade no atendimento ideal, pois além da Lei não entrar em vigor, a estrutura física das agências não é capaz de suprir a necessidade e demanda da população, pois, mesmo que haja mais atendentes nos guichês, ainda assim manteria a lentidão nas filas.
            Dessa forma é indicado que tenha mais divulgação das informações sobre os outros Pontos Expressos locais para que assim além da população tomar o devido conhecimento e de fato usufruir um atendimento eficaz e rápido fora das agências bancárias.
                 Então, não é indicado apenas esperar que o problema da demora no atendimento se resolva por si só. Atitudes de procurar outros locais que sirvam os mesmos serviços das agências é indicado, no intuito de agilizar e diminuir a espera nas filas tendo em vista que os bancos não possuem capacidade suficiente para atender a demanda de pico dos clientes.

Equipe 02

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